14 de agosto de 2013

Clonagem terapêutica


  1. CLONAGEM TERAPÊUTICA - Consiste em utilizar essa nova tecnologia para o tratamento de inúmeros tipos de doenças, como as degenerativas e as genéticas.
  2. OBJETIVO DA CLONAGEM "TERAPÊUTICA" - Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante.
  3. CLONAGEM TERAPÊUTICA x CLONAGEM REPRODUTIVA - Trata-se de um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos a clonagem reprodutiva, difere somente no fato do blastocisto não ser introduzido em um útero. Ele é utilizado em laboratório para a produção de células-tronco (totipotentes) a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante.
  4. TIPOS DE CLONAGEM TERAPÊUTICA  - Clonagem terapêutica por partenogênese e clonagem terapêutica por transferência nuclear.
  5. ASPECTOS ÉTICOS DA CLONAGEM "TERAPÊUTICA" - Esta técnica esbarra numa delicada questão: após a coleta das células, o embrião seria descartado. Seria lícito matar uma vida para salvar outra? Mas, afinal, quando começa mesmo a vida?
  6. UFU - Em outubro de 2004 faleceu o ator cinematográfico Christopher Reeve, que ficou famoso por interpretar o "Super-Homem". Reeve, que ficou tetraplégico em 1995 ao cair de um cavalo, era um ativista a favor das pesquisas com clonagem terapêutica para obtenção de células tronco.
    Com relação ao assunto abordado, analise as afirmativas a seguir.
    I - Após um acidente como o ocorrido com Reeve, se houver suspeita de lesão na coluna vertebral, o acidentado deve ser imobilizado na horizontal e utilizar um colar cervical para ser transportado até um hospital, porque no interior da coluna vertebral está a medula óssea vermelha, cuja lesão pode levar à paralisia.
    II - A utilização do colar cervical não evita lesões no sistema nervoso periférico, apenas no sistema nervoso central. O sistema nervoso periférico poderá ficar inativo, após um acidente, se houver comprometimento no sistema nervoso central.
    III - A clonagem terapêutica por transferência nuclear permite a obtenção de blastocistos, de onde são retiradas células da massa celular interna (células tronco) que têm capacidade de regenerar órgãos lesados.
    Marque a alternativa correta.
    a) I e II são corretas.
    b) I e III são corretas.
    c) II e III são corretas.
    d) Apenas III é correta. 
  7. UNIFESP - Um pesquisador precisa obter células-tronco para iniciar experimentos em terapia gênica. Aponte a alternativa que relaciona o procedimento e a justificativa corretos para que tal pesquisador tenha sucesso.
    a) Obter células-tronco de embriões em fase de gástrula em vez de obtê-las da blástula, quando ainda não é possível conseguir células tão indiferenciadas.
    b) Trabalhar apenas com embriões em vez de organismos adultos, uma vez que em adultos não existem células-tronco.
    c) Conseguir células germinativas do ovário de uma fêmea adulta pois, ali, elas estão menos diferenciadas do que as células germinativas nos testículos de um macho adulto.
    d) Optar pela obtenção das células do cordão umbilical de recém-nascidos em vez de obtê-las da fase de gástrula, já que no cordão a diferenciação é menor e o número de células, maior.
    e) Obter células do embrião em fase de blástula, quando a indiferenciação é maior, em vez de obtê-las da gástrula ou do cordão umbilical, quando as células já estão mais diferenciadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário